• Home slideshow 57

Biodiesel para o Festival de Verão 2012

20/01/2012

Em parceria com a Rde Bahia e a Geradora o Laboratório de Energia da Escola Politécnica da UFBA, está produzindo 10.000 litros de biodisel para utilizar nos geradores para produzir energia elétrica para os palcos do Festival de Verão 2012.

Biodiesel produzido na UFBA deu energia ao Festival de Verão
Laboratório na Politécnica recicla resíduos de óleo

O Festival de Verão deste ano foi realizado em Salvador com a proposta de diminuir os impactos ambientais causados pelo evento. A Geradora, parceira da Bahia Eventos, organizadora do festival, utilizou biodiesel nos geradores de energia instalados no Parque de Exposições de Salvador, em ação desenvolvida com a UFBA, responsável por transformar óleo residual em Biodiesel no laboratório da Escola Politécnica.

Segundo Ângela Márcia, coordenadora do projeto ambiental do Festival de Verão, toda a energia do evento foi movida pelo combustível produzido pelos pesquisadores. “Os resíduos produzidos no parque não dão conta de toda a energia que precisamos, mas parte será do que for recolhido aqui, e parte do que já foi recolhido pela UFBA em outras partes da cidade será o suficiente”, explicou.
À frente da pesquisa, o coordenador do laboratório de energia da UFBA, Prof. Ednildo Torres, ressalta que o biodiesel produzido a partir dos resíduos da festa é mais renovável e limpo que o comercializado em postos de combustível. “Na bomba comum há o biodiesel 5%. Ou seja, cinco litros de biodiesel e 95 de óleo diesel a cada 100 litros distribuídos. O nosso apresenta 30 litros de biodiesel a cada 100. Se tem mais biodiesel, menos agressor ao meio ambiente ele é”, disse.
Segundo Ednildo Torres, essa adequação melhora as emissões atmosféricas, protege os rios e mares onde seria descartado esse óleo, além de contribuir para a pesquisa científica. Oito alunos da UFBA atuaram no Festival de Verão como monitores junto aos geradores de energia, com o objetivo de identificar melhorias a partir do uso do biodiesel como forma de energia e criar metas para os próximos eventos.

Encontra-se em testes duas rangeres que estão sendo ensaidas no dinamômetro de chassi com biodiesel B5 e B100 e outras misturas, em parceria com a FORD Camaçari.

Links das Noticias do Festival de Veral 2012